A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) rebateu as afirmações feitas pelo ex-prefeito de Barreiras, Zito Barbosa (União Brasil), sobre os investimentos feitos na área para o município do oeste baiano, afirmando que o político ignora as medidas tomadas.
Barbosa criticou o atendimento a pacientes com câncer na cidade disse que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o ex-governador e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o senador Jaques Wagner (PT) deveriam aproveitar a agenda política deste fim de semana no município para apresentar respostas sobre a assistência oncológica no Oeste da Bahia.
Em resposta enviada ao bahia.ba, a Sesab declarou: “A principal cobrança apresentada por ele perdeu completamente o sentido no mesmo dia em que foi publicada em veículos de comunicação. Na última sexta-feira (26), o Governo da Bahia inaugurou o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões que passa a garantir a ampliação do tratamento oncológico mais próximo de casa para pacientes de Barreiras e de toda a região Oeste.”
A pasta destacou que, além da radioterapia, foi autorizada a reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, e que, somadas às outras entregas realizadas durante a agenda, os investimentos chegam a R$ 86 milhões.
Além disso, a Sesab destacou a entrega, em 2022, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HO e ressaltou que compete ao município a organização e a garantia do acesso da população aos serviços de Atenção Básica, assim como a oferta do atendimento de urgência e emergência, incluindo a manutenção e o funcionamento das unidades municipais destinadas a esse atendimento. “O município mantém apenas uma UPA atualmente”, frisou a pasta.
“É importante esclarecer ainda que a entrega de veículos para o Tratamento Fora do Domicílio continua tendo a sua importância, uma vez que continuará sendo necessário para diversas outras especialidades e tratamentos realizados em diferentes centros de referência do SUS.”
A Secretaria concluiu o texto reafirmando o compromisso com a população do Oeste da Bahia afirmou que o debate sobre saúde pública deve ser pautado por “informações verdadeiras” e “responsabilidade”.
Leia a nota completa
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lamenta que o ex-prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, ignore investimentos históricos realizados pelo Governo do Estado para fortalecer a assistência em saúde no Oeste baiano.
A principal cobrança apresentada por ele perdeu completamente o sentido no mesmo dia em que foi publicada em veículos de comunicação. Na última sexta-feira (26), o Governo da Bahia inaugurou o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões que passa a garantir a ampliação do tratamento oncológico mais próximo de casa para pacientes de Barreiras e de toda a região Oeste.
Além da radioterapia, foi autorizada a reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, que permitirá a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um novo centro cirúrgico com 11 salas, Centro de Ensino e Pesquisa, ressonância magnética, novas emergências e a requalificação completa da unidade. Somadas às demais entregas realizadas durante a agenda, os investimentos anunciados alcançam R$ 86 milhões.
Destaca-se ainda que a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HO foi entregue em 2022. O serviço oferta desde então consultas, cirurgias e quimioterapia. O investimento do Governo do Estado ao longo de 20 anos permitiu ainda a implantação da hemodinâmica e ampliação do hospital, que já conta com 298 leitos, sendo 30 de UTI adulto.
A Sesab ressalta ainda que, conforme as diretrizes do SUS, compete ao município a organização e a garantia do acesso da população aos serviços de Atenção Básica, bem como a oferta do atendimento de urgência e emergência, incluindo a manutenção e o funcionamento das unidades municipais destinadas a esse atendimento. O município mantém apenas uma UPA atualmente.
É importante esclarecer ainda que a entrega de veículos para o Tratamento Fora do Domicílio continua tendo a sua importância, uma vez que continuará sendo necessário para diversas outras especialidades e tratamentos realizados em diferentes centros de referência do SUS.
A Sesab reafirma seu compromisso com a população do Oeste da Bahia e entende que o debate sobre saúde pública deve ser pautado por informações verdadeiras, responsabilidade e respeito aos cidadãos, e não por narrativas políticas que ignoram os avanços concretos já entregues à população.
Bahia.Ba

Djalma Almeida Paixão é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA.
Dalma Almeida é formado em Análises Clínicas, Administração de empresa e Língua inglesa pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia)
Djalma Almeida também é licenciado em Pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador), e possui vários cursos na área da educação como : Educacação Inclusiva, Neuroeducação, Coordenação Pedagógica, e Ensino Remoto através da Educação Inclusiva.
Djalma Almeida agora é pós graduando em psicopedagogia pela Unifacs, universidade o qual é licenciado em pedagogia.
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990 na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres Fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, com atuação dentro do programa “Conexão do Vale”. Djalma também foi por mais de três anos o redator e editor do site da rádio Prazeres Fm 87,9.
Também é o proprietário do site “Cidadedaspalmeirasnews.com.br”, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 37 anos de bons serviços prestados a população.
