O não acionamento das luzes de navegação causou o acidente entre lanchas que matou uma pessoa em Morro de São Paulo, destino turístico no município de Cairu. Segundo a Polícia Civil, vídeos de câmeras de segurança mostram que apenas uma das embarcações estava com as luzes acesas. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (12), dois meses após o acidente.
A colisão aconteceu na noite do dia 7 de abril deste ano, durante a travessia entre Morro de São Paulo e Valença. Duas lanchas se envolveram na batida: “Safira”, que fazia a travessia intermunicipal, e a lancha “Lipe e Lara”, que voltava de um serviço de manutenção. Com a colisão, os passageiros foram projetados no mar.
De acordo com as investigações, o marinheiro da lancha “Lipe e Lara” não ligou as luzes de navegação, o que fez com que a Safira batesse de frente com a embarcação. Por causa disso, o marinheiro da Lipe e Lara, identificado apenas pelas iniciais D.S.M, de 26 anos, será indiciado por homicídio culposo e e lesão corporal culposa.
Além disso, o inquérito apontou que o excesso de velocidade das duas embarcações contribuiu para que um passageiro morresse e outros quatro ficassem gravemente feridos.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações ainda mostraram que imagens feitas por um dos passageiros da lancha Safira mostraram que no dia do acidente o mar estava calmo e havia boa visibilidade.

Lancha Safira fazia a travessia de passageiros entre Morro de São Paulo e Valença — Foto: Redes sociais
Na ocasião, a Marinha informou que as duas lanchas estavam com registros em situação regular com a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).
Apesar de ter os documentos regulamentados com a CPBA, a Agência Estadual de Regulação e Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros da Bahia (Agerba) informou, por meio de nota, que nenhuma das duas lanchas tinham autorização do órgão para operar o transporte intermunicipal de passageiros, nem mesmo licença especial de turismo ou fretamento.
Gerente de restaurante morto no acidente

Luiz Gustavo Santos Veloso de Andrade morreu no acidente — Foto: Redes sociais
A lancha Safira fazia a travessia entre Morro de São Paulo e Valença. No momento do acidente, a embarcação estava com 12 pessoas: 11 passageiros e o marinheiro.
Luiz Gustavo Santos Veloso de Andrade, um dos passageiros, morreu no acidente. Ele era gerente de um restaurante e pousada localizado na segunda praia de Morro de São Paulo e no momento do acidente retornava para casa, localizada em Valença.
Segundo amigos, Luiz Gustavo fazia o trajeto diariamente. Ele deixou a esposa e duas filhas.
Outras quatro pessoas que estavam nas lanchas tiveram ferimentos graves: dois homens de 59 anos, um homem de 20 anos e uma mulher de 57 anos. Um deles teve traumatismo na bacia e outro traumatismo craniano.
G1

Djalma Almeida Paixão é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA.
Dalma Almeida é formado em Análises Clínicas, Administração de empresa e Língua inglesa pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia)
Djalma Almeida também é licenciado em Pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador), e possui vários cursos na área da educação como : Educacação Inclusiva, Neuroeducação, Coordenação Pedagógica, e Ensino Remoto através da Educação Inclusiva.
Djalma Almeida agora é pós graduando em psicopedagogia pela Unifacs, universidade o qual é licenciado em pedagogia.
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990 na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres Fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, com atuação dentro do programa “Conexão do Vale”. Djalma também foi por mais de três anos o redator e editor do site da rádio Prazeres Fm 87,9.
Também é o proprietário do site “Cidadedaspalmeirasnews.com.br”, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 37 anos de bons serviços prestados a população.
