Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP), na manhã desta segunda-feira (10). Ninguém ficou ferido.
A aeronave particular, uma Twin Commander, modelo 690D, fabricada em 1985, tocou o solo às 8h53. Durante a manobra, o avião teve problemas no trem de pouso e arrastou a “barriga” na pista por aproximadamente 500 metros. Houve vazamento de combustível, e um princípio de incêndio, que foi controlado pelas equipes do aeroporto.
O trem de pouso é um dos principais componentes de uma aeronave, responsável por suportar seu peso durante as operações de decolagem e pouso. Ele é composto por rodas, pneus, freios e outros componentes, projetados para garantir que a aeronave possa decolar e pousar com segurança.
Conforme apurado pela TV TEM, o voo partiu de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba. Quatro pessoas estavam a bordo: o piloto, o copiloto e outros dois ocupantes. Um dos passageiros é João Noma, dono de uma concessionária da Toyota em Maringá e proprietário do avião. Ninguém ficou ferido.
Por volta das 10h, o Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz informou que a pista precisou ser fechada para remoção da aeronave e não havia previsão de liberação. A aeronave foi rebocada por volta das 12h, e a pista foi liberada.
Conforme o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave particular possui dois motores turbo hélice e tem um peso máximo de decolagem de 4,8 mil kg. O modelo pode transportar até nove passageiros e foi comprado por João Noma em 2011.
Outro incidente no mesmo aeroporto
Há pouco mais de um mês, outro incidente foi registrado no aeroporto de Sorocaba. Um avião ficou enroscado em um buraco na pista de decolagem após o chão ceder na pista. O caso foi registrado no dia 23 de dezembro do ano passado. Ninguém ficou ferido.
O asfalto afundou no acesso à pista do aeroporto e a aeronave ficou presa no local. Naquela ocasião, a pista também precisou ser interditada para pousos e decolagens.
A Rede VOA, empresa gestora do aeroporto, informou, em dezembro, que a aeronave PS-MAK estava imobilizada no ponto de giro da cabeceira 19, no Aeroporto de Sorocaba.
G1

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA, Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 35 anos de bons serviços prestados a população.