Com um estoque em estado crítico, a unidade tem distribuído apenas um litro de leite materno por dia, enquanto a necessidade diária é de pelo menos 3,5 litros para atender os bebês internados.
Atualmente, o hospital tem 50 recém-nascidos internados, mas apenas 10, que estão em condições mais críticas de saúde, estão recebendo o leite materno, considerado essencial para a recuperação e o desenvolvimento saudável.
A situação se agravou com a queda significativa no número de doadoras. Nos últimos meses, o total de mães que contribuíam regularmente caiu de 45 para 22.
Apelo por doações
A coordenação do banco de leite tem reforçado a importância das doações para reverter o cenário crítico. “O leite materno é vital para os nossos pequenos pacientes, principalmente para os prematuros e os que estão em condições mais frágeis. Cada doação faz a diferença na vida desses bebês”, destaca a enfermeira Ana Carolina Meireles, responsável pelo banco de leite.
As mães lactantes interessadas em doar podem entrar em contato através do telefone (71) 3117-7532 ou do WhatsApp (71) 98225-5493 para obter todas as orientações. Além de ajudar a salvar vidas, as doadoras contam com apoio e assistência técnica para garantir o bem estar durante o processo da doação.
Como doar
Para ser uma doadora, é necessário estar saudável, não fazer uso de medicamentos que contraindiquem a amamentação e ter excesso de leite. O banco de leite disponibiliza informações detalhadas, dão todo o suporte para as mães que desejam doar e realiza coletas domiciliares
A doação de leite materno é um ato de solidariedade que pode transformar realidades. Com o apoio da comunidade, o Hospital Geral Roberto Santos espera recuperar a capacidade de atender de forma plena as necessidades dos bebês internados.
Sociedadeonline

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
É formado em Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Sua vida no rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.