Mesmo com o empate por 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira, 25, o Japão garantiu a segunda colocação do Grupo F da Copa do Mundo de 2026, o que o coloca como o primeiro adversário do Brasil no mata-mata da competição. Esta será a segunda vez na história que a Seleção Brasileira enfrenta o Japão em uma Copa do Mundo.
Relembre o único confronto
Até então, o único confronto entre as equipes em uma Copa do Mundo aconteceu na fase de grupos do Mundial de 2006, na Alemanha, quando o Brasil chegou com a missão de defender o título conquistado em 2002.
O elenco convocado pelo treinador Carlos Alberto Parreira contava com remanescentes do Penta, como Ronaldo Fenômeno, Kaká e Ronaldinho Gaúcho, que chegava como o melhor jogador do mundo, além do jovem Adriano, à época na Inter de Milão. Juntos, os quatro formaram o que ficou conhecido como o “Quadrado Mágico”, que colocou o Brasil como um dos favoritos ao título da competição naquele ano.
Apesar das altas expectativas antes do torneio, o time brasileiro teve um desempenho decepcionante e foi eliminado nas quartas de final para a França, de forma que a partida do Brasil contra o Japão foi considerada a grande atuação da Seleção durante o torneio.
No duelo, válido pela terceira rodada do grupo F, o Brasil venceu por 4 a 1, de virada, com dois gols de Ronaldo, um de Juninho Pernambucano e um do lateral-esquerdo Gilberto; o gol japonês foi marcado por Keiji Tamada, aos 33 minutos do primeiro tempo.
Classificado, o Brasil mandou a campo um time misto. Adriano, um dos inregrantes do ‘Quadrafo Mágico’, estava no banco naquele jogo, assim como Cafu, Roberto Carlos e Zé Roberto, titulares daquela Seleção.
Com nomes como Hidetoshi Nakata e o brasileiro Alex Santos, que fez carreira no país e se naturalizou japonês, o Japão terminou como o último colocado do grupo após perder por 3 a 1 para a Austrália, empatar por 0 a 0 com a Croácia e, na rodada final, sofrer a goleada para o Brasil.
O brasileiro Zico, ídolo do Flamengo, era o treinador da equipe japonesa naquela Copa.
Visão geral
A Seleção Brasileira tem um retrospecto amplamente favorável contra os japoneses. Em 14 jogos, o Brasil venceu 11, empatou 2 e perdeu apenas um. No entanto, a única derrota brasileira aconteceu justamente no último encontro, o amistoso disputado em outubro de 2025, quando o Japão venceu o Brasil por 3 a 2, de virada.
Jornal Atarde

Djalma Almeida Paixão é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA.
Dalma Almeida é formado em Análises Clínicas, Administração de empresa e Língua inglesa pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia)
Djalma Almeida também é licenciado em Pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador), e possui vários cursos na área da educação como : Educacação Inclusiva, Neuroeducação, Coordenação Pedagógica, e Ensino Remoto através da Educação Inclusiva.
Djalma Almeida agora é pós graduando em psicopedagogia pela Unifacs, universidade o qual é licenciado em pedagogia.
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990 na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres Fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, com atuação dentro do programa “Conexão do Vale”. Djalma também foi por mais de três anos o redator e editor do site da rádio Prazeres Fm 87,9.
Também é o proprietário do site “Cidadedaspalmeirasnews.com.br”, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 37 anos de bons serviços prestados a população.
