Busto de Simón Bolívar desaparece de avenida em Salvador

O busto de Simón Bolívar, símbolo da parceria Brasil-Venezuela, desapareceu da rotatória da Avenida Simón Bolívar

Reprodução / TV Bahia

O busto de Simón Bolívar, instalado desde 2008 na rotatória da Avenida Simón Bolívar, no bairro de Armação, em Salvador, desapareceu. O monumento, doado pelo então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como símbolo da parceria entre os dois territórios, teria sido furtado de sua base.

A ausência da peça, que faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade, foi percebida por quem transita na região. A base do busto permanece no local, mas sem qualquer informação sobre o paradeiro da escultura.

A Polícia Civil informou que não localizou registros do furto do monumento. Já a Fundação Gregório de Matos, responsável pelo patrimônio histórico da cidade, afirmou para reportagem da Tv Bahia que realizou uma vistoria no local e acionado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) para adoção das medidas cabíveis. A Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (SECOM) declarou para reportagem que a responsabilidade pela segurança do busto não compete a pasta.

O busto de Simón Bolívar foi inaugurado em dezembro de 2008 com a presença do então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em uma cerimônia que contou com lideranças políticas latino-americanas, como Evo Morales, Raúl Castro e Manuel Zelaya. A homenagem reconhecia o legado do líder revolucionário venezuelano, que lutou pela independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Bnews

google news