A Câmara de Vereadores de Vera Cruz se realiza nesta quinta-feira (21) uma reunião com representantes da Embasa para discutir o agravamento da falta d’água, especialmente durante o verão. O problema, que afeta diretamente moradores, turistas e o comércio local, torna-se ainda mais crítico quando a população da Ilha de Itaparica, que normalmente conta com cerca de 60 mil habitantes, quintuplica durante a alta temporada, chegando a 250 mil pessoas. O evento acontece às 10h30 na sede da Câmara do município.
A escassez de água tem um impacto profundo na vida cotidiana da população, além de afetar negativamente o turismo, principal atividade econômica da cidade. Durante os picos de desabastecimento, muitos moradores precisaram recorrer à água mineral para tarefas básicas, como tomar banho e lavar a louça.
O principal objetivo da reunião é cobrar explicações da concessionária que administra o recurso e discutir soluções imediatas para o problema. O presidente da Câmara, Jorge Rasta, expressou preocupação com a ausência de ações preventivas por parte da Embasa para lidar com o aumento da demanda. O vereador criticou o sistema de racionamento adotado pela empresa, que, em alguns casos, deixa áreas sem abastecimento por até 20 dias consecutivos.
Caso a reunião não gere avanços, Jorge Rasta adiantou que a Câmara poderá acionar o Ministério Público para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Embasa ou até judicializar a questão. O vereador também sugeriu a realização de uma audiência pública com a população e representantes do governo estadual para discutir soluções a longo prazo.
Ilhanotíciasbahia

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
É formado em Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Sua vida no rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.