Construção da Ponte Salvador-Itaparica deve gerar mais de 7 mil empregos

Obras devem começar em 2026 e contar com ações de qualificação profissional para trabalhadores baianos

Credito Marcelo Maia

A construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica deverá gerar cerca de sete mil empregos diretos e indiretos, com a maioria das vagas sendo ocupadas por trabalhadores baianos.

Para garantir essa participação local, serão promovidas ações de qualificação profissional em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além de iniciativas para fortalecer pequenos negócios na área de influência da ponte.

Os dados foram apresentados pelo CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, durante reunião com o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, nesta terça-feira (11). No mesmo dia, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou a homologação da proposta de consenso entre o governo da Bahia e o consórcio responsável pelo empreendimento, destravando o processo para o avanço das obras.

A instalação do canteiro de obras está prevista para o início de 2026. A ponte, que será a maior já construída sobre lâmina d’água na América Latina, terá 12,4 km de extensão e contará com um investimento de R$ 10,4 bilhões.

O projeto é viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com os grupos chineses CRCC e CCCC. O contrato de concessão terá duração de 29 anos, sendo seis anos destinados à construção da ponte.

Ilhanotíciasbahia

google news