Pilotar motocicleta sem capacete, empinar de uma roda (dar o grau) entre outras manobras arriscadas com veículos automotores pode custar caro ao motociclista.
Um preço tão alto que ele pode ficar impossibilitado de pagar esse preço, como por exemplo, quando esse preço é a própria vida.
Em viagem nesse último domingo 19/01/25, o repórter da rádio Prazeres Fm e do blog Cidade das Palmeiras News Djalma Almeida, presenciou diversos jovens da cidade de Presidente Tancredo Neves cometendo infrações de trânsito em toda a cidade.
Presidente Tancredo Neves é um município do interior do estado da Bahia, tem uma população de 27.726 habitantes segundo o censo 2022. A cidade está localizada no baixo Sul baiano, às margens da BR-101, e a 240 km de Salvador.
Lá impera a lei da falta de fiscalização dos órgãos responsáveis por regulamentar a ordem do trânsito, onde jovens adolescentes e adultos pilotam sem o uso do capacete, e a maioria sem habilitação.
Na cidade de Presidente Tancredo Neves é visível a presença de pessoas pilotando em plena BR 101 em alta velocidade, e em meio a caminhões e outros veículos de menor porte sem o uso de capacete, que é um equipamento necessário para a segurança do motociclista.

Cidade de Presidente Tancredo Neves no baixo Sul baiano
Presenciamos também jovens, alguns menores de idade empinando de uma roda, fazendo o chamado “Grau” dentro da cidade de Presidente Tancredo Neves.
Durante nossa visita a cidade, não vimos nenhuma viatura da polícia, e isso é o suficiente para que os infratores façam da cidade uma pista de corrida e competições, sem serem incomodados, um convite para a morte ou um leito de hospital.
A ausência da polícia para combate a essas ações é visível, isso pode acabar de forma trágica se providências não forem tomadas, com mortes, e sequelados, sobrecarregando leitos de hospitais e um alto custo para o SUS, quando essas pessoas sobrevivem após um grave acidente.
Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran, configura Infração gravíssima.
A penalidade e multa e suspensão do direito de dirigir.
Fonte: cidadedaspalmeirasnews.com.br

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA, Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 35 anos de bons serviços prestados a população.