O governo de Hong Kong informou nesta sexta-feira (7) que registrará uma reclamação contra as novas tarifas de 10% dos Estados Unidos sobre os produtos da cidade do sul da China na Organização Mundial do Comércio (OMC). Em declaração, o governo criticou as medidas americanas e as classificou como “grosseiramente inconsistentes com as regras da OMC”, pedindo por uma retificação.
Ainda nesta quinta, os correios de Hong Kong anunciaram que continuariam a manter suspenso o serviço de envio de mercadorias para os EUA até novo aviso, mas que estavam em negociações com a administração postal americana, que suspendeu na terça-feira o recebimento de encomendas da China, incluindo do território autônomo.
Esta não é a primeira vez que Hong Kong leva suas disputas comerciais com os EUA à OMC. No primeiro mandato do presidente americano, Donald Trump, a região reclamou contra a exigência de que as exportações produzidas na cidade fossem rotuladas como “Made in China”. Em 2022, os árbitros da OMC concluíram que os EUA estavam errados ao exigir a ação.
Notícias ao minuto

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
É formado em Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Sua vida no rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.