A situação da praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, ganhou mais um capítulo. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência causada pela contaminação química na região, decisão publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22).
Com o reconhecimento, a Prefeitura de Salvador poderá solicitar recursos federais para ações de resposta e recuperação da área por meio da Defesa Civil Nacional.
As manchas azuis e amarelas começaram a aparecer na praia em fevereiro e, meses depois, análises confirmaram a presença de substâncias químicas. Segundo o Inema, foram encontrados altos níveis de compostos nitrogenados e metais, principalmente cobre, além de poluentes na areia, na água e até em animais marinhos, como siris e moluscos.
Especialistas alertam que a contaminação pode causar irritações na pele e problemas gastrointestinais. Além dos riscos à saúde, pescadores e marisqueiras seguem impedidos de trabalhar na região, acumulando prejuízos desde o início do problema.
O Inema também aplicou multas milionárias às empresas ligadas ao Terminal Itapuã. A Intermarítima foi autuada em R$ 20 milhões e a Gerdau em R$ 50 milhões. O órgão ambiental aponta que as operações de estocagem e movimentação de granéis sólidos contribuíram para a poluição.
As empresas negam responsabilidade. A Intermarítima afirma que não movimenta as substâncias encontradas na praia, enquanto a Gerdau informou que apresentará defesa e destacou que deixou de ser responsável pela licença ambiental do terminal em 2022.
Jornal Massa

Djalma Almeida Paixão é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA.
Dalma Almeida é formado em Análises Clínicas, Administração de empresa e Língua inglesa pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia)
Djalma Almeida também é licenciado em Pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador), e possui vários cursos na área da educação como : Educacação Inclusiva, Neuroeducação, Coordenação Pedagógica, e Ensino Remoto através da Educação Inclusiva.
Djalma Almeida agora é pós graduando em psicopedagogia pela Unifacs, universidade o qual é licenciado em pedagogia.
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990 na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres Fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, com atuação dentro do programa “Conexão do Vale”. Djalma também foi por mais de três anos o redator e editor do site da rádio Prazeres Fm 87,9.
Também é o proprietário do site “Cidadedaspalmeirasnews.com.br”, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 37 anos de bons serviços prestados a população.
