Greve nacional dos garis chega ao fim e coleta de lixo é retomada em Salvador

Término do movimento foi confirmado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia

Foto: Divulgação/Limpurb

A greve nacional dos trabalhadores da limpeza urbana foi encerrada nesta terça-feira (23), após dois dias de paralisação que impactaram a coleta de resíduos na capital baiana e em diversos municípios do estado.

O término do movimento foi confirmado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (Sindilimp-BA).

De acordo com a entidade sindical, a suspensão da greve foi resultado de uma deliberação conjunta entre lideranças e federações de todo o país que encabeçavam a mobilização.

O protesto nacional tinha como objetivo pressionar o Senado Federal a pautar a votação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como o “PL dos Garis e Margaridas”, que visa a regulamentação profissional da categoria.

Em Salvador, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) ratificou o fim da paralisação e comunicou que os serviços de coleta de lixo e conservação das vias públicas serão normalizados de forma gradual a partir da noite desta terça-feira.

Durante o período em que as atividades estiveram suspensas, a Prefeitura de Salvador ingressou com uma ação na Justiça solicitando o retorno imediato do contingente de trabalho. Na argumentação jurídica, o município alegou riscos iminentes à saúde pública e ressaltou o caráter essencial do serviço de limpeza urbana, sobretudo pela coincidência com o feriado prolongado e os grandes circuitos dos festejos juninos na cidade.

Bahia.Ba

google news