Com a chegada do frio e a queda das temperaturas, pessoas que convivem com a fibromialgia podem perceber um aumento dos sintomas da doença. Embora o frio não seja a causa da condição, muitos pacientes relatam intensificação das dores, maior sensibilidade ao toque, rigidez muscular e fadiga durante os períodos de temperatura mais baixa.
A fibromialgia é uma doença que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Além disso, a síndrome também provoca fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e de atenção, cansaço excessivo e depressão. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% dos brasileiros têm fibromialgia. De cada 10 pacientes com a doença, sete a nove são mulheres, mas também pode acometer homens, idosos, adolescentes e crianças.
De acordo com Emanuela Pimenta, reumatologista especialista em fibromialgia, tratamento da dor e doenças autoimunes, as baixas temperaturas podem favorecer a contração muscular e aumentar a percepção da dor, uma das principais características da fibromialgia. Além disso, a tendência de permanecer mais tempo em ambientes fechados e reduzir a prática de atividades físicas pode contribuir para a piora dos sintomas.
Apesar dos desafios impostos pela estação, algumas medidas podem ajudar os pacientes a atravessar o inverno com mais conforto e qualidade de vida.
“O inverno não precisa ser sinônimo de mais sofrimento para quem convive com a fibromialgia. Pequenos cuidados, como manter uma rotina de exercícios, dormir bem, controlar o estresse e evitar o isolamento, podem fazer uma diferença significativa no controle dos sintomas. O mais importante é entender que o tratamento acontece todos os dias e vai muito além do uso de medicamentos”, explica a médica.
7 Cuidados durante o inverno
Para aqueles que convivem com a fibromialgia, Pimenta destaca algumas recomendações importantes para minimizar os impactos do frio:
– Mantenha o tratamento prescrito e não interrompa o uso das medicações sem orientação médica;
– Evite o sedentarismo e preserve uma rotina regular de atividades físicas compatíveis com sua condição;
– Procure manter o corpo aquecido, utilizando roupas adequadas para as temperaturas mais baixas;
– Priorize a qualidade do sono, respeitando horários regulares para dormir e acordar;
– Realize alongamentos ao longo do dia para reduzir a rigidez muscular;
– Mantenha uma alimentação equilibrada e uma boa hidratação, mesmo nos dias mais frios;
– Reserve momentos para relaxamento e controle do estresse, que também pode funcionar como gatilho para crises de dor;
– Evite permanecer por longos períodos na mesma posição, seja sentado ou deitado.
“Muitas pessoas com fibromialgia acabam reduzindo as atividades físicas durante o inverno por receio de sentir mais dor. No entanto, esse comportamento pode gerar justamente o efeito contrário. Manter-se ativo, dentro dos limites de cada paciente, é uma das estratégias mais importantes para preservar a funcionalidade, reduzir o desconforto e garantir mais qualidade de vida durante os meses mais frios”, finaliza Emanuela Pimenta.
Bahia.Ba

Djalma Almeida Paixão é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA.
Dalma Almeida é formado em Análises Clínicas, Administração de empresa e Língua inglesa pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia)
Djalma Almeida também é licenciado em Pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador), e possui vários cursos na área da educação como : Educacação Inclusiva, Neuroeducação, Coordenação Pedagógica, e Ensino Remoto através da Educação Inclusiva.
Djalma Almeida agora é pós graduando em psicopedagogia pela Unifacs, universidade o qual é licenciado em pedagogia.
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990 na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres Fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, com atuação dentro do programa “Conexão do Vale”. Djalma também foi por mais de três anos o redator e editor do site da rádio Prazeres Fm 87,9.
Também é o proprietário do site “Cidadedaspalmeirasnews.com.br”, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 37 anos de bons serviços prestados a população.
