O escritor Affonso Romano de Sant’Anna morreu, aos 87 anos, nesta terça-feira (4), em sua casa em Ipanema, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela família. Nascido em Belo Horizonte (MG), ele sofria de Alzheimer desde 2017 e estava acamado havia 4 anos.
Na década de 1990, Affonso assumiu a presidência da Biblioteca Nacional e instituiu o Programa Nacional de Incentivo à Leitura, em vigor até hoje. O escritor era casado com a também escritora Marina Colasanti, que faleceu em janeiro deste ano. Ele deixa uma filha, a atriz, roteirista e diretora Alessandra Colasanti, além de um neto.
Affonso Romano deixou mais de 60 obras em seis décadas de intensa produção. Lecionou literatura no exterior, dirigiu o Departamento de Letras da PUC-Rio, atuou como crítico literário, foi cronista do Jornal do Brasil e do O Globo.
O velório acontecerá na Capela Histórica do Cemitério da Penitência, na quarta-feira (5), entre 11h e 14h.
O Dia

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA, Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 35 anos de bons serviços prestados a população.