Uma estudante baiana, da rede pública estadual, alcançou a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 (Enem). Ranielli Arcanja de Araújo, 18 anos, do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão, no município de Antônio Cardoso, está cursando o 3º ano, mas cursava o 2º ano quando fez a prova como “treineira”.
O resultado foi divulgado na última sexta-feira (14), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre os 4.325.960 inscritos para o exame, mais de 841 mil (19,4%) fizeram a prova como “treineiros”.
“No primeiro ano do Ensino Médio, eu também fiz a prova e tirei 920 na redação, mas não me contentei. Estudei bastante para tentar novamente no 2° ano e, então, consegui este feito. Mas a verdadeira intenção é chegar no 3° ano com um bom desempenho para alcançar o curso que eu quero”, disse Ranielli.
Para alcançar a nota 1.000 na redação, a jovem seguiu uma rotina intensa de estudos, assistindo a videoaulas, buscando dicas na internet e contando com o apoio da escola. “Quando vi o tema, senti um alívio, porque já tinha estudado sobre a herança africana no Brasil e sabia como desenvolver o texto. Na hora da prova, fiquei nervosa, mas respirei fundo e me concentrei. Quando saiu o resultado e vi minha nota, foi uma sensação incrível. Todo o esforço, as noites sem dormir e o estresse valeram muito a pena”, completou.
Bons resultados
Outra estudante que obteve um excelente resultado foi Ana Caroline Aguiar Souza, 16 anos, de Igaporã, que, ainda no 2º ano, alcançou 960 na redação do Enem. Atualmente no 3º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, Ana Caroline atribuiu seu desempenho à dedicação aos estudos e ao suporte da escola.
“Para me preparar para a prova, além de estudar, eu analisei redações nota mil dos anos anteriores. Além disso, também acompanhei diversos professores da área nas redes sociais, que sempre compartilham dicas que são muito valiosas. A escola me ajudou também no processo. Quando eu estava no 1° ano, tinha uma matéria que falava sobre os povos originários do Brasil. Foi justamente isso que me ajudou a escrever o texto. A sensação de ver que minha nota foi extraordinária é indescritível. Não conseguia acreditar que aquela nota era realmente minha. Eu me senti muito abençoada por Deus por ter alcançado esta nota”, revelou.
Além das duas estudantes, outros alunos da rede estadual também alcançaram notas altas na redação do Enem, Irhana Mayra Magalhães de Oliveira, do Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim, localizado em Muquém de São Francisco, que obteve 920 na redação; Érika Larissa, do Colégio Estadual de Tempo Integral Turíbio Vilanova, em Senhor do Bonfim, que atingiu 900 pontos; e Mateus Lucas, do Colégio Estadual Naomar Soares Alcântara, em Itarantim, que alcançou 940 pontos.
Correio da Bahia

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA, Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 35 anos de bons serviços prestados a população.