O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou, nesta quarta-feira (19), por unanimidade, um pedido de auditoria apresentado pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) acerca dos custos relacionados às viagens da primeira-dama Janja da Silva.
Gayer alegou que, entre 2023 e 2024, a primeira-dama esteve fora do Brasil por 103 dias em viagens internacionais — dezesseis a mais que o Presidente da República.
E que, além de acompanhá-lo na maioria das viagens ao exterior (com exceção de uma viagem ao Chile), também representou o país em compromissos oficiais, como a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris e um evento sobre educação no Catar.
De acordo com Gayer, o fato de a primeira-dama não ter cargo público e ter “elevados custos” com as viagens a tornaria apta a ser investigada pelo TCU.
Na decisão, o relator do caso, ministro Bruno Dantas, disse que a participação da primeira-dama em comitivas sem a presença do presidente da República já foi objeto de representação no Tribunal, tendo sido julgada improcedente.
A viagem aos Jogos Olímpicos de Paris também foi questionada em representação na Corte, que não a considerou.
O relator alegou ainda que o representante não possui legitimidade para requerer a realização de fiscalizações pelo TCU, conforme o disposto em lei e no Regimento Interno, “os quais estabelecem que tal prerrogativa cabe, em nome do Congresso Nacional, apenas aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como aos presidentes de comissões técnicas ou de inquérito, quando a solicitação for aprovada pela respectiva comissão”.
A CNN tenta contato com o deputado Gustavo Gayer.
Fonte: CNN Brasil

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA, Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 35 anos de bons serviços prestados a população.