O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que começará a aplicar tarifas de 25% sobre os produtos importados do México e do Canadá a partir deste sábado, 1º de fevereiro. Em uma declaração feita na quinta-feira (30), ele também mencionou que os EUA estão avançando para implementar tarifas sobre a China, justificando que o país asiático precisa parar de enviar fentanil (um opioide) para os Estados Unidos, o que, segundo ele, está matando pessoas no país. “Esse será o motivo para que as tarifas sobre a China sejam aplicadas em breve”, afirmou Trump.
Após o anúncio, o dólar ganhou força nos mercados globais. Trump, no entanto, não definiu ainda se o petróleo dos dois países será incluído nas tarifas. “Podemos ou não”, disse o presidente aos repórteres no Salão Oval da Casa Branca, acrescentando que tomaria a decisão provavelmente naquela noite. A decisão dependeria de os preços do petróleo de ambos os países serem considerados justos, embora a principal justificativa para as tarifas seja a questão da imigração ilegal e o contrabando de substâncias usadas para produzir fentanil.
Em outubro, os EUA importaram quase 4,6 milhões de barris de petróleo do Canadá e 563 mil barris do México, segundo dados da Administração de Informações sobre Energia. Trump, porém, minimizou qualquer impacto econômico negativo das tarifas, afirmando: “Não precisamos dos produtos que eles têm. Temos todo o petróleo de que vocês precisam. Temos todas as árvores de que vocês precisam, ou seja, a madeira serrada”.
Além disso, o presidente reiterou que a China também será alvo de tarifas por sua exportação de produtos químicos usados na fabricação de fentanil. Trump já havia anunciado anteriormente uma tarifa de 10% sobre produtos chineses, além dos impostos de importação existentes.
Correio da Bahia

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
É formado em Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Sua vida no rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.