O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, fez uma coletiva, nesta sexta-feira (7), alertando que Pequim, após o aumento de tarifas em todos os produtos chineses que entram nos Estados Unidos, vai responder. Além disso, ele também defendeu a posição do país em relação às outras questões globais.
O governo americano aumentou, na última segunda-feira (3), a tarifa em 20% sobre todos os produtos chineses. Na terça-feira (4), Pequim anunciou taxas sobre produtos agrícolas americanos, que começarão a cobrar a partir da próxima segunda-feira (10).
Entre os produtos agrícolas estão o sorgo, soja, carne suína, bovina, frutos-do-mar, frutas, vegetais e laticínios, que estarão sujeitos a um imposto adicional de até 10%. O imposto do frango, trigo, milho e algodão pode subir até 15%.
“Se cada país se concentrar em suas prioridades nacionais e acreditar apenas na força e no status, o mundo retornará à idade da pedra, os países menores e mais pobres vão pagar o preço e a ordem internacional será afetada. As grandes potências devem assumir suas responsabilidades. Não devem ser motivadas pelo lucro e intimidar os fracos”, declarou o chinês.
O ministro também falou da importância da China na África, elogiou o Brics e afirmou o peso dos países do Sul na economia do mundo.
Bahianotícias

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
É formado em Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Sua vida no rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.