O Ministério das Relações Exteriores afirmou, nesta segunda-feira (17), que Israel tem violado os termos do acordo com o Hamas e que o país tenta colonizar a Palestina.
A informação foi divulgada em nota, após a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, ter se encontrado com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Expatriados da Palestina, Varsen Aghabekian Shahin.
Segundo a pasta, as duas expressaram preocupação com a fragilidade do cessar-fogo na Faixa de Gaza e condenaram violações israelenses a esse acordo, em particular a suspensão da entrada de ajuda humanitária e energia elétrica.
Ainda de acordo com o Itamaraty, ambas “concordaram sobre a urgência de alcançar acordo para a cessação permanente das hostilidades, incluindo a retirada completa das forças israelenses do território, a libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos detidos em violação ao direito internacional, assim como a definição de mecanismo robusto que garanta o acesso desimpedido de ajuda humanitária”.
Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro de 2023, o governo brasileiro tem criticado as ações militares israelenses em Gaza e defendido que as partes cheguem a um consenso para permitir um cessar-fogo permanente, além da entrada de ajuda humanitária para os palestinos que vivem na região.
“[Na reunião] recordaram a opinião consultiva da Corte Internacional de Justiça de 19 de julho de 2024, que concluiu que a presença continuada de Israel no Território Palestino Ocupado é ilícita e deve ser terminada o mais rapidamente possível”, completa a nota.
As representantes do Brasil e da Palestina discutiram ainda temas mais importantes da agenda bilateral e concordaram em aprofundar a cooperação em vários campos. Decidiram realizar reuniões do Mecanismo de Consultas Políticas Bilaterais anualmente, a fim de intercambiar opiniões sobre questões regionais e internacionais de interesse comum.
“Também concordaram em promover contatos entre instituições acadêmicas e organizações de seus países especializadas na área de relações internacionais e política externa e em incentivar contatos entre instituições culturais e da sociedade civil assim como cooperação entre instituições do setor privado de seus países”.
Fonte: CNN Brasil

Djalma Almeida Paixão é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA.
Dalma Almeida é formado em Análises Clínicas, Administração de empresa e Língua inglesa pela Uneb (Universidade do Estado da Bahia)
Djalma Almeida também é licenciado em Pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador), e possui vários cursos na área da educação como : Educacação Inclusiva, Neuroeducação, Coordenação Pedagógica, e Ensino Remoto através da Educação Inclusiva.
Djalma Almeida agora é pós graduando em psicopedagogia pela Unifacs, universidade o qual é licenciado em pedagogia.
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990 na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres Fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, com atuação dentro do programa “Conexão do Vale”. Djalma também foi por mais de três anos o redator e editor do site da rádio Prazeres Fm 87,9.
Também é o proprietário do site “Cidadedaspalmeirasnews.com.br”, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 37 anos de bons serviços prestados a população.
