Sofrer com picos de glicose pode trazer desconfortos para quem já enfrenta as alterações com recorrência. A longo prazo, o excesso de açúcar no sangue pode tornar o corpo suscetível ao desenvolvimento de condições que comprometem a saúde, como a diabetes. Segundo especialistas, existem chás que podem ajudar no controle do açúcar no sangue.
Os picos acontecem devido ao consumo de alimentos com alto teor de carboidratos simples, o que pode ser equilibrado com uma alimentação saudável. Alinhados à uma dieta balanceada, os chás conseguem colaborar nesse controle. De acordo com o nutricionista Matheus Azevedo, alguns chás têm compostos bioativos que melhoram a sensibilidade à insulina.
Devido aos compostos desses chás, eles conseguem reduzir a absorção de carboidratos e atuam como antioxidantes, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.
3 chás indicados para a redução de picos de glicose:
- Chá verde: a erva verde é rica em catequinas (especialmente EGCG), que aumentam a sensibilidade à insulina, reduzem a absorção de glicose no intestino e diminuem a produção hepática de glicose.
- Chá de canela: segundo Azevedo, o chá de canela contém cinamaldeído e polifenóis, compostos que imitam a ação da insulina em células musculares e adiposas. “Retarda o esvaziamento gástrico, evitando picos pós-refeição e auxiliando no controle do apetite”, descreve.
- Chá de gengibre: o consumo do gengibre também coopera na redução dos picos de glicose. Azevedo explica que a raiz é rica em gingerol e shogaol, com ação antioxidante e anti-inflamatória. O que melhora a captação de glicose pelos tecidos e inibe enzimas que digerem carboidratos, como a alfa-amilase.
Modo de preparo de cada chá
- Chá verde: aqueça 200 ml de água até 80° (não ferver). Depois, adicione 1 colher de chá (ou 1 sachê) e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. O especialista indica não beber o chá logo após refeições ricas em ferro, pois pode atrapalhar a absorção.
- Chá de canela: ferva 200 ml de água com 1 pau de canela por 5 a 10 minutos. A canela pode ser em pó (nesses casos, coe a mistura para o consumo). O chá de canela pode ser consumido antes das refeições para reduzir pico pós-prandial.
- Chá de gengibre: por 5 a 10 minutos, ferva 200 ml com 1 colher de sopa de gengibre fresco picado. Coe e consuma morno. “Pode ser combinado com limão ou cúrcuma para ação antioxidante ampliada”, adiciona.
O consumo de chás pode ser um adicional para obter um estilo de vida saudável e prevenir contra o desenvolvimento de doenças como a diabetes.
O especialista explica que o uso regular dos três chás acima pode melhorar a homeostase da glicose, o que ajuda reduzir a resistência à insulina. Além de diminuir a inflamação crônica de baixo grau – que contribui para a progressão de síndromes metabólicas.
Entretanto, Azevedo faz um adendo: os chás não substituem uma dieta equilibrada, exercícios e acompanhamento médico, uma vez que são apenas coadjuvantes.
Metrópoles

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
Com muita dedicação e muitos estudos, Djalma formou-se em rádio e televisão pelo (ICB), Instituto do Conhecimento da Bahia, e possui o registro de número 8747/BA, Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Seu grande talento e inspiração pelo rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3, hoje operando em 98,5 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz, hoje operando em Fm em 92,7 Mhz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.
Djalma Almeida também é servidor público estadual, onde desempenha a sua função com dedicação a mais de 35 anos de bons serviços prestados a população.