De acordo a pesquisa publicada no American Journal of Hypertension, um estudo da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, afirma que a melancia pode reduzir a pressão arterial em pessoas com excesso de peso.
Segundo os cientistas, em épocas que a temperatura é mais baixa, o coração tende a trabalhar mais, o que provoca um estresse cardíaco maior, uma vez que a pressão para o bombeamento de sangue aumenta. Segundo a coluna de Rosana Jatobá, no iG, os obesos teriam mais riscos de ter ataques cardíacos quando expostos a climas de baixas temperaturas ou durante o inverno.
Portanto, estes pessoas deveriam consumir a melancia. Liderado pelo professor Arturo Figueroa, a pesquisa durou três meses e teve como alvo 13 homens e mulheres obesos, de meia idade e hipertensas. Conheça mais seis benefícios da melancia.
O estudo dividiu as pessoas em dois grupos: uma parte das pessoas ingeriu placebo durante seis semanas. No mesmo período, a outra turma tomou L-citrulina e L-arginina, ambas de extrato de melancia. Depois, eles inverteram a medicação pelas seis semanas restantes.
Durante a análise, os participantes não tomaram quaisquer medicamentos para o controle da pressão arterial e não puderam alterar o estilo de vida, como fazer dietas ou intensificar atividades físicas. Para simular condições de tempo frio, os estudados mergulhavam as mãos em água a 4º C, ao mesmo tempo que os pesquisadores mediam pressão e outros aspectos vitais.
A investigação demonstrou que consumir melancia teeve um impacto positivo na pressão sanguínea e em parâmetros vasculares. Vale destcar que a fruta é diurética, antioxidante e dá sensação de saciedade.
Confira uma receita de suco com a melancia:
Bata 500g de polpa de melancia
¾ xícara de chá de água de coco
1 colher de sopa de gengibre
Tome na hora!
Notícias ao minuto

Djalma Almeida é natural de Santo Antônio de Jesus.
É formado em Análises Clínicas, administração de empresa, inglês pela Uneb e atualmente está finalizando o curso de pedagogia pela Unifacs (Universidade Salvador).
Sua vida no rádio começou em 1990, na rádio Recôncavo Fm, quando operava na frequência de 104,3 Mhz, atuando como Disc jockey (Programação musical), e atuou também na rádio Clube Am como repórter quando operava em 680 Khz.
Atualmente, é repórter da rádio Prazeres fm 87,9, na cidade de Jiquiriçá, além de ser o redator e editor do site da emissora.
Também é o proprietário do site cidadedaspalmeirasnews.com.br, onde ocupa o mesmo cargo.